Percepção Musical

 

Sem Título-1,1Por várias vezes perguntei aos alunos da graduação se o estudo da Percepção Musical era importante para sua formação. E as respostas recebidas: (X) importante; (X) muito importante; (X) importantíssimo prof! E por que é que isso não nos espanta?

Há uma certa unanimidade em pensar que precisamos ter um ouvido refinado tanto quanto ter uma boa técnica, um bom conhecimento estético, e um bom instrumento nessa trajetória de sermos músicos. Faz parte do ofício.

Apesar dessa obviedade, os estudos para se compreender melhor as problemáticas da área, as questões de ensino-aprendizagem, ou possibilidades para potencializar nossas habilidades são recentes. No Brasil a discussão acadêmica começou a ter destaque a partir dos anos 2000 e tem se intensificado significativamente nesses últimos cinco ou seis anos.

Os temas mais comentados? Linhas de trabalho, se voltada à Sem Título-1,1compreensão da música ou ao treino; críticas ao ensino tradicional; dificuldades na disciplina (para alunos e docentes), etc. Em 2008 pude fazer um levantamento a respeito da matéria e trazer à tona desde a situação da produção acadêmica aos detalhes estruturais da Percepção Musical em cerca de 90% das IES brasileiras.

A partir daí aprofundei alguns dos aspectos, como heterogeneidade, ensino tradicional, por exemplo, e busquei a Autorregulação da aprendizagem para contribuir nesse processo de auto educar-se. Vivenciei experiências muito ricas com os alunos em nossas leituras do Gervásio, nos anos de 2011 e 2012.

Pesquisar sobre a Percepção Musical como disciplina foi meu ponto de partida e tem sido meu desafio de todo dia. Por isso, esse espaço aqui para trocarmos ideias e somarmos mais.

Boas leituras e descobertas!
Sem Título-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: