Conheça nosso site! 😉
O Grupo “Epistemologias e Práticas em Educação Musical – EPEM”, formado em outubro de 2013, com coordenação geral da Prof. Dra. Anete Weichselbaum reúne professores pesquisadores e estudantes da área de música no campus I, EMBAP, da UNESPAR. Tem foco principal nas investigações relacionadas às práticas e epistemologias do ensino e aprendizagem musical, considerando a formação docente. As pesquisas são desenvolvidas em escolas de Ensino Básico, especializadas em música e em projetos sociais. Três linhas de trabalho integram o grupo: 1) Processos e práticas de educação musical na formação inicial e continuada; 2) Processos, Formação e Práticas de educação musical em projetos sociais comunitários; e, 3) Estudos da percepção, leitura e escrita musical. O grupo tem participado regularmente de eventos científicos locais, nacionais e internacionais.
A linha coordenada pela Prof. Dra. Cristiane Otutumi está assim estruturada:
Linha 3) Estudos da percepção, leitura e escrita musical
Objetivo geral: levantar, analisar, sistematizar e propor estratégias músico-pedagógicas que auxiliem estudantes na percepção de frentes rítmicas e melódico-harmônicas frequentemente encontradas na prática musical.
Palavras-chave: percepção musical; leitura e escrita musical.
Setor de aplicação: Educação, p. 85.3 (divisão); Educação, (grupos) Educação Superior
2017 Livro EDUCAÇÃO MUSICAL COLETIVA: fundamentos e propostas de uma disciplina da Embap Organizadoras: Anete Susana Weichselbaum e Renate Lizana Weiland
2016 Participação na ABEM-Sul. Curitiba-PR