Percepção Musical 1

Ementa: Treinamento auditivo. Prática intensiva envolvendo Sem Título-1,1intervalos, escalas e acordes, paralela  à intensificação dos estudos dos fatos básicos da Teoria Musical.

ConteúdoFrentes Melódico/Harmônica. Intervalos simples (2o.s 3o.s 4J 5J 5D 6o.s 7o.s 8J), melódicos e harmônicos. Intervalos compostos. Escalas maiores e menores. Melodias tonais a uma e duas vozes (diferentes claves) para leitura e escrita. Acordes em tríades na fundamental e invertidas (M, m, A, D) percepção, escrita e solfejo. Acordes em tétrades na fundamental. Percepção de timbres (solo/camerística). Rítmica. Compassos simples e composto. Figuras de duração e células rítmicas. Síncopa. Andamento regular e mudanças de andamento. Ostinato. Acentos: execução, percepção e escrita. Tercinas. Ritmos brasileiros. Estudos rítmicos a uma e duas partes (alternadas e simultâneas). Reflexão da aprendizagem. Avaliação das habilidades musicais pré-universitárias. Discussão sobre aspectos do estudo da percepção musical: como desafinação, ouvido absoluto x aprendizagem, leitura à primeira vista, memorização, dó móvel e dó fixo. Autoavaliação.

Sistema de avaliação: . Provas de leitura musical: com solicitação individual e/ou de pequenos grupos; .Provas e/ou trabalhos escritos (musicais e/ou dissertativos): solicitação individual; .Qualidade de participação nas aulas. Obs. Sujeito a modificação de acordo com o perfil da turma. A média na UNESPAR/EMBAP é 7,0.  No exame final é 6,0.  Média abaixo de 4,0 não dá direito à exame.

Material principal de aula 
Cada aluno se responsabiliza pela busca dos livros e deve traze-los todas as aulas.
Opcional: diapasão de garfo.
Dica de compra on line para livros de sebos: www.estantevirtual.com.br
Pasta da xerox: itens para provas ou trabalhos, ou seja, textos, partituras e orientações.
Horários de aula: devem ser respeitados. A chamada será feita após 15 min. do início. Para ser aprovado o estudante precisa ter 75% de frequência. A falta em um dia de aula resulta em 02 ausências (exceto para a turma de Licenciatura).
Sem Título-1
Bibliografia básica

BENWARD, Bruce; KOLOSICK, Timothy. Percepção Musical: prática auditiva para músicos. Trad. Adriana Lopes da Cunha Moreira. São Paulo: Editora da USP e UNICAMP, 2009. http://www.mhhe.com/socscience/music/benward7/train.htm

http://www.mhhe.com/socscience/music/benward7/

BERKOWITZ, Sol; FONTRIER, Gabriel; KRAFT, Leo. A new approach to sight singing. New York: Norton & Company, 1997.

CAMPOLINA, Eduardo; BERNARDES, Virgínia. Ouvir para escrever ou compreender para criar? Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

CIAVATTA, Lucas. O passo: um passo sobre as bases de ritmo e som. Rio de Janeiro: L.Ciavatta, 2009.

DUARTE, Aderbal. Percepção Musical – método baseado na MPB. Salvador: Boanova, 1996.

GUEST, Ian. Harmonia – método prático vol. I e II. 3. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006.

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. Campinas: Perspectiva,1999.

PRINCE, Adamo. Método Prince – leitura e percepção – ritmo. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Lumiar, 1993.

ROCCA, Edgard. Ritmos brasileiros e seus instrumentos de percussão. Rio de Janeiro: EBM, 1986.

ROSÁRIO, Pedro Sales Luís. Estudar o estudar: (Des)venturas do Testas. Porto: Porto editora, 2004.

ROSÁRIO, Pedro; NÚNEZ, José Carlos; GONZÁLEZ-PIENDA, Júlio António. Comprometer-se com o estudar na universidade: cartas do Gervásio ao seu umbigo. Coimbra: Almedina, 2006.

SALAZAR, Marcelo. Batucadas de samba: como toca samba. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991.

SOBREIRA, Silvia. Desafinação vocal. Rio de Janeiro: Musimed, 2003.

VILLA-LOBOS, H. Solfejos – canto orfeônico vol.1. São Paulo/Rio de Janeiro: 1976.

Bibliografia Complementar

BARBOSA, Cacilda. Estudos de ritmo e som. Preparatório ao 4o.ano. Rio de Janeiro: [s.n], 1987.

COPLAND, Aaron. Como ouvir e entender música. Rio de Janeiro: Artenova, 1974.

GOLDEMBERG, Ricardo. Métodos de leitura cantada: dó fixo versus dó móvel. Revista da ABEM, Porto Alegre/RS, ano V, n. 5, p.7-12, 2000.

OTUTUMI, Cristiane H. Vital. Considerações iniciais sobre leitura à primeira vista, memorização e a disciplina Percepção Musical. In: V Simpósio acadêmico de violão da EMBAP, Curitiba: 2011.

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