Pesquisas no Brasil

Ordem cronológica [em construção]

Dissertações e teses

GROSSI, Cristina de Souza. Assessing musical listening: musical perspective of tertiary students and contemporary brasilian composer. PhD Thesis. Institute of Education, University of London, 1999.

BERNARDES, Virgínia. A música nas escolas de música: a linguagem musical sob a ótica da percepção. 2000. 215p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

BHERING, Maria Cristina Vieira. Repensando a Percepção Musical: uma proposta através da música popular brasileira. 2003. 105p. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de letras e artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

 OTUTUMI, C.H.V. Percepção Musical: situação atual da disciplina nos curso superiores de música. Dissertação de mestrado (Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000436215

BARBOSA, Maria Flávia. Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural. Tese (Doutorado em Educação). 149p. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09092009-162831/fr.php

SILVA, Ronaldo da. Leitura cantada: um caminho para a construção da audiação no músico profissional. Dissertação (mestrado em Música). 200p.  Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000772864&opt=1

ALCANTARA NETO, Darcy. Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular. Dissertação (mestrado em Música). 243p. Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/AAGS-8MSN9F

PANARO, Pablo. O processo de percepção musical como processo de representação social. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Rio de Janeiro, 2011.

TEIXEIRA, Jaderson. Pensando o ensino de teoria musical e solfejo: a percepção sonora e suas implicações políticas e pedagógicas. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. 98p. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3102

ANJOS, João Johnson dos. A disciplina Percepção Musical no contexto do bacharelado em música da UFPB – uma investigação à luz das perspectivas e tendências pedagógicas atuais. Dissertação de mestrado (Música). Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, UFPB, João Pessoa, 2011. http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2070

„FALCON, Jorge Alberto. Quatro critérios para análise musical baseada na Percepção Auditiva. (Mestrado em Música). UFPR, Curitiba, 2011. http://dspace.c3sl.ufpr.br:8080/dspace/bitstream/handle/1884/25899/DISSERTACAO%20Jorge%20Falcon.pdf?sequence=1

MACHADO, Renata Beck. Narrativas de professores de teoria e percepção musical: caminhos de formação profissional. Dissertação de mestrado (Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012. http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4787

GONÇALVES, Lilian Sobreira. Um estudo sobre crenças de autoeficácia de alunos de Percepção Musical. Dissertação de mestrado (Música). Departamento de Artes, UFPR, Curitiba, 2013. http://www.humanas.ufpr.br/portal/artes/files/2013/04/Dissertação-L%C3%ADlian-Sobreira-Gonçalves-2013.pdf

OTUTUMI, Cristiane H.Vital. Percepção Musical e a escola tradicional no Brasil: reflexões sobre o ensino e propostas para melhoria no contexto universitário. Tese de doutorado (Música). Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2013. http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000912343

„TEIXEIRA, Jaderson. O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como alternativa de produção de conhecimento. Tese de doutorado (Educação Brasileira) UFC, Fortaleza, 2015.

SILVA, Ronaldo da. A audiação rotacional em músicos profissionais: um estudo sobre a construção imagética da partitura musical diante das limitações da memória. Tese de doutorado (Música). Universidade Estadual de Campinas, 2015.

CAREGNATO, Caroline. O desenvolvimento da competência de notar músicas ouvidas : um estudo fundamentado na teoria de Piaget visando à construção de contribuições à atividade docente. Tese de doutorado (Música). Universidade Estadual de Campinas, 2016. http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000967610&opt=4

 

 

Sem Título-1Artigos

GERLING, Cristina Capparelli. Bases para uma metodologia de percepção musical e estruturação no 3º grau. Revista da ABEM, [s.l], ano 2, nº 2, p.21-26. junho de 1995.

_______. Treinamento auditivo e teoria musical no Departamento de Música da UFRGS: implantação de um programa integrado. Revista Em pauta, Porto Alegre, UFRGS, ano V, nº 8, p.34-40, dezembro de 1993.

GOLDEMBERG, Ricardo. Métodos de leitura cantada: dó fixo versus dó móvel. Revista da ABEM, Porto Alegre/RS, ano V, n. 5, p.7-12, 2000.

BERNARDES, Virgínia. A percepção musical sob a ótica da linguagem. Revista da ABEM, Porto Alegre / RS, ano VI, n. 6, p. 73-85, setembro de 2001.

GROSSI, Cristina. Avaliação da percepção musical na perspectiva das dimensões da experiência musical. Revista da ABEM, Porto Alegre / RS, ano VI, n. 6, p. 49-58, setembro de 2001.

GROSSI, Cristina; CORREIA, Lucilena P.; SCHMIDT, Luciana A.; SANTOS, Tatiana M. Música Popular na Percepção musical. In: Encontro Anual da ABEM, X, 2001, Uberlândia. Anais X Encontro Anual da ABEM. Uberlândia: UFU, 2001, p.60-64 CD ROM e p.254-257 do arquivo pdf, dos Anais da ABEM. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2001/ABEM_2001.pdf

COSTA, Rogério Luiz Moraes. Educação e pensamento musical: a improvisação e o desenvolvimento da percepção no processo de configuração do pensamento musical através de uma cognição criativa. In: Encontro Anual da ABEM, X, 2001, Uberlândia. Anais X Encontro Anual da ABEM. Uberlândia: UFU, 2001, 462-468 CD ROM. p.254-257 do arquivo pdf, dos Anais da ABEM. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2001/ABEM_2001.pdf

GROSSI, Cristina. Questões emergentes na avaliação da percepção musical no contexto universitário. In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara. Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003.

COSTA, Maria Cristina Souza; PAIVA, Simone Helena. Re-significando as aulas de teoria da música e percepção musical. In: Encontro Anual da ABEM, XI, 2002, Natal. Anais XI Encontro Anual da ABEM. Natal: UFRN, 2002, p.508-515. 1 CD ROM. Pode ser visto também nas p.1-8 dos Anais em pdf disponível em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2002/ABEM_2002.pdf

COSTA, Maria Cristina Souza. Reflexão sobre as concepções e ações de um(a) professor (a) de percepção musical: um estudo de caso. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, XII, 2003, Florianópolis. Anais do XII Encontro Anual da ABEM. Florianópolis: UDESC, 2003, p.608-614. 1 CD ROM.

COSTA, Maria Cristina Souza. Ações de uma professora de percepção musical: uma cena de aula. In: Encontro Anual da ABEM, XIII, 2004, Rio de Janeiro. Anais XIII Encontro Anual da ABEM. Rio de Janeiro: UNIRIO, CBM, 2004, p.753-760. 1 CD ROM. Pode ser visto também nos Anais em pdf disponível em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2004/ABEM_2004.pdf

LACORTE, Simone. Percepção Musical no âmbito das escolas de música: uma reflexão de sua práxis a partir dos diversos órgãos dos sentidos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, 1., 2005, Curitiba. Anais 1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: UFPR, 2005. p.138-145.

BARBOSA, Maria Flávia. Percepção Musical sob novo enfoque: a escola de Vigotski. Revista Hodie, vol 5, no.2, p.91-105, 2005. Disponível na internet, com acesso em set./2011 no link: http://www.musicahodie.mus.br/5.2/MH_52_Maria%20Flavia.pdf

OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital. Encontros de Percepção: ferramenta de interação e práxis pedagógica. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, XV, 2006, João Pessoa. Anais do XV Encontro Anual da ABEM. João Pessoa: UFPB, 2006. p.767–771. 1 CD-ROM.

SILVA, José Alessandro Gonçalves da. Estudo dirigido para percepção musical: uma análise da prática do ensino coletivo. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, XVI, 2007, Campo Grande. Anais do XVI Encontro Anual da ABEM. Campo Grande: UFMT, 2007, [s.p]. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2007/Data/html/pdf/art_e/Estudo%20dirigido%20para%20percep%C3%A7%C3%A3o%20musical_Jos%C3%A9%20Alessandro%20G.pdf

OTUTUMI, Cristiane H. Vital; GOLDEMBERG, Ricardo. Análise de conteúdo segundo Bardin: procedimento metodológico utilizado na pesquisa sobre a situação atual da Percepção Musical nos cursos de graduação em música do Brasil. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, IV, 2008, São Paulo. Anais do IV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. São Paulo: USP, 2008. 1 CD-ROM. Acesso em maio de 2011. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/dl/simcam4/downloads_anais/SIMCAM4_Ricardo_Goldemberg_e_Cristiane_Otutumi.pdf

TANAKA, Harue. Pensando ‘todas as músicas’ em Percepção Musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, XVIII, 2009, Londrina. Anais do XVIII Encontro Anual da ABEM. Londrina: UEL, 2009, p.999-1007.

ROSSIT, Fernando H. A. ; SANTIAGO, Glauber. A metodologia docente de um curso de extensão à distância de Percepção e leitura musical: uma proposta de implementação. 2009, ABEDhttp://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/1552009220314.pdf

OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital. A disciplina Percepção Musical e projetos pedagógicos como apoio à aprendizagem: tarefas e benefícios ampliados para professor e aluno. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, XVIII, 2009, Londrina. Anais do XVIII Encontro Anual da ABEM. Londrina: UEL, 2009. p.61-68. 1 CD-ROM.

CANDUSSO, Flavia; SILVA, Daniel Ferreira O projeto “Percepção Musical Online”: discussão preliminar a partir do levantamento de dados. In: ENCONTRO ANUAL DA  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, XIX, 2010, Goiânia. Anais do XIX Encontro Anual da ABEM. Goiânia: UFG, 2010, p. 1657-1665.

TANAKA, Harue. Pensando ‘todas as músicas’ em Percepção Musical (parte 2). In: ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL – NORDESTE, IX, 2010, Natal. Anais do IX Encontro Regional da ABEM Nordeste. Natal: UFRN, 2010, [s.p]. Anais disponível em: http://www.musica.ufrn.br/revistas/index.php/abemnordeste2010/article/download/23/15

OTUTUMI, Cristiane H. Vital; GOLDEMBERG, Ricardo. Percepção Musical: reflexões sobre o ensino e propostas para melhoria no contexto universitário. In: XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2010, Goiânia. Políticas públicas em Educação Musical: dimensões culturais, educacionais e formativas. Goiânia : UFG, 2010. v. XIX. p. 1784-1792.

ALCANTARA NETO, Darcy. Aprendizagens em Percepção Musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de Música Popular. In: I Simpósio Brasileiro de pós-graduandos em música, 2010, Rio de Janeiro, UNIRIO, p. 164-173. http://www4.unirio.br/simpom/textos/SIMPOM-Anais-2010-DarcyAlcantara.pdf

PANARO, Pablo. Percepção Musical: principais críticas e propostas metodológicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, I, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2010, p.360-369. 1 CD ROM. Disponível na internet, com acesso em setembro de 2011: http://www.unirio.br/simpom/textos/SIMPOMAnais-2010-PabloPanaro.pdf

YATSUDA, Glauber A.; SCHIAVONI, Flávio L.; MEDEIROS FILHO, Dante A.; TOFFOLO, Rael B. G. TAW – Treinamento auditivo pela web: ensino musical à distância.  In: Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju, 2011, p.771-780. http://www.br-ie.org/sbie-wie2011/SBIE-Trilha5/93082_1.pdf

OTUTUMI, Cristiane H. Vital; GOLDEMBERG, Ricardo. Percepção Musical e o desenvolvimento de estratégias em sala de aula: uma experiência com alunos da graduação da UNICAMP. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, XXI, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Uberlândia: UFU, 2011, p.63 do caderno de resumos impresso.

OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital. Considerações iniciais sobre leitura à primeira vista, memorização e a disciplina Percepção Musical. In: V Simpósio de violão da EMBAP, 2011, Curitiba. V Simpósio de violão da EMBAP. Curitiba, 2011. v. 05.

OTUTUMI, Cristiane H. Vital; GOLDEMBERG, Ricardo. Leitura à primeira vista, memorização e a disciplina percepção musical nos cursos de música brasileiros: breves considerações. In: Congresso Musical de Guimarães, Portugal, 2012, Guimarães. Guimarães: Universidade do Minho, 2012.

OTUTUMI, C. H. V. . O ensino tradicional na disciplina Percepção Musical: principais aspectos em destaque por autores da área nos últimos anos. Revista Vórtex, v. 2, p. 168-190, 2013. http://www.revistavortex.com/otutumi2.pdf

OTUTUMI, C. H. V. ; GOLDEMBERG, R. . Propostas em autorregulação da aprendizagem como infusão curricular na disciplina Percepção Musical: experiência em duas IES públicas. In: IV Seminário Inovações em Atividades Curriculares, 2013, Campinas. Inovações curriculares – interdisciplinaridade. Campinas: UNICAMP, 2013. v. 04. http://ea2teste.basico.unicamp.br/ea2/inovacoes/cd2013/resumos/resumos.php?id=81

Trabalhos de conclusão de curso (graduação ou especialização)

„ANDRIOLI, Marcel M. As estratégias utilizadas por adoslescentes na percepção harmônica de agrupamentos sonoros, tensão/relaxamento e memorização de harmonias em uma escola de música em Florianópolis. Florianópolis, UDESC: 2008.

CAPPELLETTI, Flávia S. A heterogeneidade nas turmas de Percepção Musical da UNIRIO: um desafio para o professor. Monografia, UNIRIO, RJ: 2011. http://www.domain.adm.br/dem/licenciatura/monografia/flaviacappelletti.pdf 

PEDROZA, Gustavo B. O professor de Percepção Musical e a heterogeneidade dos alunos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Monografia de especialização, Universidade Cândido Mendes/ Faculdade integrada AVM, Rio de Janeiro, 2011. http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/C206140.pdf

SCHWANER, Vivian. Um estudo de desenvolvimento sobre a disciplina Percepção Musical. Monografia de especialização. Curitiba, UNESPAR/EMBAP, 2012. https://www.academia.edu/11678340/UM_ESTUDO_DE_DESENVOLVIMENTO_SOBRE_A_DISCIPLINA_DE_PERCEPÇÃO_MUSICAL

GUEDES, Mariana Follador. Uma reflexão sobre as metodologias da Percepção Musical e suas práticas na UNIRIO. Monografia Instituto Villa-Lobos, RJ, 2014. http://www.domain.adm.br/dem/licenciatura/monografia/marianaguedes.pdf

 

Sem Título-1

Procure mais em:

Banco de teses da CAPES

Biblioteca digital da Unicamp  

Biblioteca digital de teses e dissertações da USP

Repositório digital da UFGRS  

Teses de UFRJ

Biblioteca digital da UNESP

ANPPOM

ABEM

Revista OPUS

Revista da ABEM

Revista Musica Hodie

Revista Per Musi

Revista Vórtex

Revista Em pauta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: